Jogos Virtuais: Benefícios e Malefícios para a Saúde física e mental

06-04-2013 06:54

Jogos Virtuais: Benefícios e Malefícios para a Saúde física e mental

 

Seja pelo excesso de informação ou pelo ritmo de vida alucinante, você já deve ter parado um instante e esquecido o que estava procurando ou o que ia falar. A memória é infinita, mas precisa ser treinada para ter rápido acesso às informações escondidas no seu cérebro.

Em meio de tantas opções de lazer e diversão que podemos encontrar nos dias de hoje, se destacam os games eletrônicos. Eles, que começaram nos anos 80, explodiram agora e possuem um capital maior do que filmes em Hollywood. Mas afinal, existe ou não um certo malefício envolvendo esse tipo de diversão?

“Existem muitas pesquisas sobre o desenvolvimento do cérebro e jogos computadorizados, mas ainda não há provas científicas que possam esclarecer se eles são eficientes”, conta a neurocientista Mirna Wetters Portuguez, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

 

2240421.jpg

Jogos computadorizados funcionam como efeito estimulador no desenvolvimento intelectual, permitem maior flexibilidade de raciocínio, desafiam nosso funcionamento executivo, ajudam a treinar e estimular o pensamento lógico, o planejamento estratégico, a solução de problemas, a tomada de decisões, o reconhecimento de erros, a enfrentar situações novas, a inibir reações habituais quando se mostram inadequadas para o momento e o raciocínio dedutivo.

Comprovado por vários cientistas em todo o mundo, o ato de se divertir por meio de games eletrônicos pode trazer à criança uma melhor percepção da realidade, formação de personalidade e até mesmo criatividade. Embora horas de abuso em frente ao computador ou videogame tenham trazido suspeitas de que eles possam causar um decaimento no desempenho do estudo, como principalmente matemática, os games proporcionam um aumento significativo na capacidade de lógica da criança. Nos adultos, para aliviar o stress, jogos não violentos como corrida, futebol e aventura são recomendados para diminuir a tensão e manter a pessoa, por instantes, longe de problemas que os venham a perturbar.

10ni4xc.jpg

Por outro lado, os malefícios apontam uma série de distúrbios psicológicos e problemas físicos, tais como: Diminuição da atenção e hiperatividade, agressividade e comportamento antissocial, dificuldades na leitura e escrita, isolamento, confusão de fantasia com realidade, falta de criatividade, depressão e medo. Outro sintoma grave é o vício que já vem causando dores de cabeça em muitos países. A solução para esse problema foi apelativa e dramática sendo que adolescentes estão sendo internados e recebendo tratamentos medicamentosos para aliviar a vontade de jogar.

Tudo isso se resume praticamente no ditado: "Tudo que é bom tem um preço". Algumas pessoas não estão sabendo como lidar com a nova era da tecnologia e acabam se seduzindo pela máquina. O que parece bom e divertido, às vezes pode se tornar ruim. Cabe ao indivíduo saber buscar um equilíbrio entre o bom e o ruim, além de saber diferenciar o mundo virtual do mundo real.

 

 

Autor: Friaça (SC AMIGOS DO FRIAÇA), profissional da área da saúde